segunda-feira, 22 de setembro de 2008

YAMAS - como se relacionar com o mundo exterior. NIYAMAS - como se relacionar com o mundo interior

Dentre os ensinamentos do Yoga, estes são os que nos ensinam que atitudes ter diante da vida, das pessoas e de nós mesmos. São ensinamentos profundamente sábios e que nos guiam para uma vida de harmonia com tudo e todos.

Os Yamas nos ensinam como nos relacionarmos com o mundo exterior.

NÃO VIOLÊNCIA ( Ahimsa): Devemos sempre nos comportar com consideração e atenção a tudo e a todos. Significa ter Respeito, ser Gentíl, Amigável com os outros e consigo mesmo. Ahimsa, ou seja, não violência, cria uma aura de paz que neutraliza sentimentos de inimizade.

VERDADE ( Satya): Devemos falar a verdade. É necessário considerar o que falamos, como falamos e como isso afeta os outros. A verdade não deve entrar em conflito com a gentileza e com o respeito. Satya não deve entrar em conflito com Ahimsa. A Verdade ( Satya ) traz o poder de fazer com que suas palavras tenham o poder de se relizarem.

NÃO ROUBAR ( Asteya ): Não devemos pegar nada que não nos pertence ou tirar vantagem de quem nos confia algo. Observar Asteya faz com que obtenhamos sem esforço, tesouros de todo o tipo.

MOVER-SE EM DIREÇÃO AO ESSENCIAL ( Brahmacharya ): Devemos formar relacionamentos que nos façam entender as verdades mais nobres. Devemos evitar desperdícios de energia com coisas que não nos vão levar até a verdade essencial. Isso nos torna vitalizados, fortes e saudáveis.

SOMENTE O NECESSÁRIO ( Aparigraha ): Devemos pegar somente o que é necessário e não tirar vantagem das situações. Faz vir a tona as lembranças de vidas anteriores.


Os Niyamas nos ensinam como nos relacionar com o mundo interior.


PUREZA, LIMPEZA ( Saucha ): Devemos nos limpar interiormente e exteriormente. Devemos ter pureza no coração, na mente e no corpo; pureza em pensamentos, palavras e ações. Aquele cuja mente se tornou pura pela concentração e entrou no si mesmo, sente uma alegria que não se pode descrever por palavras.

CONTENTAMENTO, MODÉSTIA ( Santosha ): Devemos ser modéstos e estarmos contentes com o que temos, aceitar os acontecimentos, encarar com eqüanimidade o sucesso e o fracasso, a dor e o prazer, saíndo da dualidade. Contentar-se em ser quem é e com este momento da vida.

CONSCIÊNCIA CORPORAL ( Tapas ): Devemos cuidar do nosso corpo, eliminando impurezas. Tapas significa literalmente aquecer o corpo, provocando uma limpeza. Não devemos comer sem estar com fome, dormir além da conta, devemos manter atenção à postura e à respiração. Tapas produz calor espiritual, traz perfeição ao corpo, tornando-o forte e robusto.

AUTO-CONHECIMENTO ( Swadhyaya ): Devemos nos aproximar de nós mesmos, estudarmos a nós mesmos. Todo o aprendizado, reflexão, contato que o ajude a aprender sobre si mesmo é swadhyaya. O estudo de textos sagrados, a repetição dos mantras também pode ter o objetivo de autoconhecimento.

ENTREGA, FÉ ( Ishvara-pranidhana ): Devemos pousar todas as nossas ações aos pés de Deus. Como somos seres ignorantes, não conhecemos a verdade suprema, nossa ações podem dar errado. Esta é a razão pela qual a modéstia ( santosha ) é tão importante: nós devemos fazer o nosso melhor e as conseqüências deixamos para um poder maior.

Nenhum comentário: