quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TEXTOS DA SEMANA

16 de outubro de 2008.

FAÇA VOCÊ MESMO

Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela.

Se você despejar beleza na vida, ela é bela. Se você simplesmente se sentar e desejar que ela seja bela, ela não será - você precisa criar a beleza. A beleza não está presente como um objetivo, como uma rocha. A beleza precisa ser criada. Você precisa dar uma visão à realidade, precisa dar cor à realidade, precisa dar uma canção à realidade - então, ela é bela.
Assim, sempre que você participar na criação da beleza, ela estará presente; sempre que você parar de criar, ela não stará presente. A beleza é uma criação, e assim é a feiúra. A felicidade é uma criação, e assim é a infelicidade. Você obtém somente aquilo que você cria, e nunca uma outra coisa. Nisto se resume a filosofia do carma: você obtém somente aquilo que você faz. A vida é apenas uma tela em branco - você pode pintar uma bela cena, uma paisagem, ou pode pintar fantasmas escuros e pessoas perigosas; cabe a você.
Você pode criar um belo sonho ou um pesadelo.
Uma vez entendido isso, as coisas ficam muito simples. Você é o mestre, e a responsabilidade é sua. Normalmente achamos que a vida tem alguma beleza objetiva e alguma feiúra objeiva. Não! A vida é apenas uma oportunidade. Ela lhe dá tudo o que for necessário; agora, faça você mesmo! É uma atividade de " faça você mesmo".


( Texto do livro: Osho todos os dias - 365 meditações diárias, autor: Osho )

.

01 DE OUTUBRO DE 2008.



CONFIANÇA

Lembre-se sempre de que, custe o que custar, você não deveria se tornar uma pessoa desconfiada. Mesmo se sua confiança permitir que os outros o enganem, isso será melhor do que não confiar.

É muito fácil confiar quando todos são amorosos e ninguém o está enganando. Mas, mesmo se todo o mundo for falacioso e todos estiverem dispostos a enganar você - e eles somente podem enganá-lo quando você confia -, então, também, continue a confiar. Nunca perca a confiança na confiança, não importa o preço, e você nunca será um perdedor, porque a própria confiança é o fim supremo. Ela não devia ser um meio para algo mais, pois ela tem o seu próprio valor intrínseco.
Se você puder confiar, você permanecerá aberto. As pessoas ficam fechadas como uma defesa, para que ninguém possa enganá-las ou tirar vantagens delas. Deixe que elas tirem vantagem de você! Se você insistir em confiar, um belo florescimento acontecerá, porque não haverá medo. O medo é que as pessoas o enganem, mas, uma vez aceito isso, deixa de existir o medo e, portanto, deixa de existir a barreira para a sua abertura. O medo é um perigo maior do que qualquer mal que alguém possa fazer a você. Esse medo pode envenenar toda a sua vida. Assim, permaneça aberto e confie inocente e incondicionalmente.
Você florescerá e auxiliará os outros a florescerem assim que eles ficarem conscientes de que não o enganaram nem um pouco, mas que enganaram a si mesmos. Se uma pessoa continuar a confiar em você, você não poderá continuar a enganá-la indefinidamente. A própria confiança repetidamente atirará você de volta a si mesmo.


( Texto do livro: Osho todos os dias - 365 meditações diárias, autor: Osho )
.

Nenhum comentário: