sexta-feira, 20 de março de 2009

A YOGANIDRÁ

A YOGANIDRÁ
( VIGILÂNCIA SERENA; SONO PSÍQUICO; RELAXAMENTO; MENTALIZAÇÃO INDUZIDA )


A palavra Nidrá significa sono. Quando falamos em Yoganidrá, estamos nos referindo àquele momento de relaxamento que geralmente acontece no final das aulas de Yoga, momento de profundo prazer, onde quase dormimos de tão relaxados que ficamos. Neste momento, nesta prática, a palavra quase é o ponto fundamental. Este relaxamento é um quase dormir, é um estar atento embora totalmente relaxado. É um estado intermediário entre o sono e a vigília. É neste estado que podemos induzir nossa mente, visando a eliminação das impurezas mentais.
Com a prática da Yoganidrá conseguimos um estado de parcial abstração dos sentidos, onde podemos fazer exercícios de mentalização e reforço do Sankalpa ( intenção ). Além disso, conseguimos também conseqüentemente um profundo relaxamento, colaborando para a recuperação física, emocional e mental. A Yoganidrá produz um significativo aumento da capacidade de descontração e redução do estresse, facilita a adaptação a novas situações, abre as portas para o processamento mais rápido das informações, ativa o potencial criativo, desenvolve capacidades mentais, como a concentração, a memória, a aprendizagem e o gerenciamento das pressões. Proporciona a libertação dos ciclos de ansiedade.
Estes ciclos de ansiedade se referem a quando sofremos algo e isso fica marcado em nós, consciente ou inconscientemente, e a mente fica repetindo esses pensamentos destrutivos de forma involuntária. Como um disco de vinil arranhado, que toca a mesma faixa repetidamente.
Através do Yoganidrá vamos eliminando esses arranhões que estão enraizados nas camadas profundas da personalidade.
Uma das práticas mais importantes da Yoganidrá é o Sankalpa, que significa ( objetivo, resolução, propósito, determinação, intenção ). É quando fazemos uma intenção para a prática. Neste momento, devemos pensar em algo que queremos muito que aconteça com a gente, que aconteça em nossa vida. Devemos pensar sempre em algo positivo, algo bom e devemos permanecer pensando neste algo em todas as intenções até que o alcancemos. Deve existir perseverança.
A realização é feita através da repetição de uma frase curta, mas repleta de significado, composta por afirmações curtas, positivas e no momento presente. Uns exemplos de frases que as pessoas formulam são: não sou gordo; não sou fraco; não quero mais fumar.
Estes exemplos são afirmações, são objetivos, estão no momento presente, porém são negativos. O melhor seria pensar:
“ Estou emagrecendo”
“ Sou forte”
“ Tenho força de vontade” – no caso de querer parar de fumar ou de ter qualquer outro hábito não muito bom.
O Sankalpa é profundo e pessoal. Ele não deve ser verbalizado. Inspire longa e silenciosamente e, enquanto estiver expirando, repita mentalmente sua frase. Repita umas três vezes com toda sua fé e motivação. As palavras devem ser definitivas, sem margem para dupla interpretação.
As frases devem estar sempre no presente. Para a nossa mente subconsciente, só existe o presente, o aqui e agora. Construções como: amanhã, mais tarde, depois, nunca serão atingidas no Sankalpa.
Para escolher um bom Sankalpa deve-se pensar sobre si mesmo, como é sua vida, quais são suas características mais marcantes, o que você não gosta em sua personalidade, quais são seus erros mais freqüentes, quais as suas necessidades mais urgentes? Seja sincero consigo mesmo.


Pontos básicos para criar uma imagem mental correta.


Seus objetivos não devem causar danos ou sofrimento a outros seres humanos.
Defina seu objetivo com clareza. Se você não tiver certeza do que quer, sra difícil imaginar-se conseguindo.
Comece com objetivos palpáveis, algo simples, que dependa principalmente de você.
Priorize os objetivos: se você tem muitos objetivos, escolha um e fique com ele até a realização.
Pense positivo: não use o não . A mente não entende muito bem ele.
Persista: algumas coisas são mais complexas que outras, podem levar mais tempo, insista.

Alguns exemplos de Sankalpa:

- “ Conquisto a prática diária de Yoga ”
- “ Tenho ótima memória”
- “ Tenho confiança em mim”
- “ Sou saudável”
- “ Desenvolvo meu potencial”
- “ Sou forte”
- “ Sou corajoso”
- “ Minha saúde é perfeita”
- “ Aceito-me plenamente”

Agora é só colocar isso em prática no nosso maravilhoso relaxamento. Ele vai ficar ainda mais maravilhoso.
Um abraço bem demorado!
Um beijo!
Namastê!


Ana Amélia – 20/03/2009.

Nenhum comentário: